sábado, julho 22, 2006



A marcha da insanidade

Pergunte ao Bush sobre os crimes de Posada Carriles. Intrometido! Mercenário! Você é cubano!?”

Fidel Castro, o senil, a beira de um infarto berrando para um jornalista que ousou questioná-lo sobre sucessão. Como disse alguém no Orkut, sucessão em Cuba é que nem no Direito Civil: Só se inicia com o óbito.

O comportamento do governo brasileiro é de uma incapacidade e irresponsabilidade inaceitáveis. Até porque a maior comunidade internacional do Brasil é a libanesa, um povo muito pacífico que, infelizmente, acabou sendo massacrado nesta disputa. O governo brasileiro tem a obrigação de estabelecer, o mais rápido possível, os mecanismos necessários para impedir o que está acontecendo".

Heloísa Helena, sugerindo que nosso governo tem responsabilidade na crise do Oriente Médio e que é nossa obrigação resolver o entrevero. Talvez o Apedeuta devesse retirar nossas tropas do Haiti (rá rá rá) e transferi-las para o Líbano a fim de libertar seu povo oprimido. Só não deixou muito claro contra quem combateríamos: Israel ou Hizbollah? Hmm

"Venho desde os tempos que atendia no balcão o Zé Pedreira (mais de 30 anos) e vejo que essa lei é um atentado contra a liberdade do cidadão".

Freqüentador anônimo de um bolicho de POA indignado com a nova lei anti-fumo que transforma fumantes em leprosos. Não cabe mais ao proprietário do estabelecimento dedicar uma parte, ou mesmo todo o boteco, a pessoas que fumam. Logo o Estado vai nos proibir de fumar em nossas salas e quartos e nos mandar ao banheiro.

sexta-feira, julho 21, 2006



Terrorismo islâmico, MST, ALBA, Kalashnikovs e o Mercosul

Bom, o cartoon era de quando a coisa tava fedendo mais ao sul, em Gaza, mas é só trocar o “Hamas” por “Hizbollah” que serve ao mesmo fim com fina perfeição. Hmm.. Forçando um pouquinho mais é possível trocar a boa e velha (e clássica) AK-47 por uma foice e substituir o nome do grupo terrorista islâmico por “MST” – já notaram como em todas as invasões e protestos e arruaças sempre existem crianças e mulheres no meio da turba? É eficaz: se acontecer algo a qualquer uma dessas pessoas, decerto inocentes (exceto pelas mulheres maiores de idade), a culpa é da polícia fascista.

Falando na velha Kalashnikov, lembrei que por meados de junho o hilário Hugo Cháves, presidente da Venezuela e líder da sandice comunista chamada ALBA, rearmou o exército nacional com 30 mil fuzis russos. Não só: mandou vir 3 helicópteros da mesma origem e alguns caças-bombardeiros. Como tudo que esse ilustre cidadão faz tem um evidente significado, também não posso deixar de fazer especulações sobre o que ele quis dizer com “aqui em Córdoba nasce um novo Mercosul” (ontem, por ocasião da Cúpula do Mercosul). Significativa também a presença de outro ilustre cidadão no evento, este sim um autêntico comunossauro: Fidel Castro, presidente da "Ilha da Fantasia" caribenha. Só faltou o bugre cocalero para fechar o freak show. Aliás, dizem por aí que os dois (Castro e (i)Morales) serão integrados ao Mercosul em futuro incerto, que poderá então tranqüilamente mudar o nome para ALBA.

Que baita salada ficou este post.. Mas só a fim de traçar uma linha entre o início e o fim desse amálgama, é bastante conhecida a simpatia existente entre o comunismo venezuelano e o regime dos aiatolás iraniano. Simpatia que vai além de interesses petrolíferos, dizem...

Ilustração: Cox and Forkum

quinta-feira, julho 20, 2006


Para Vomitar

O Projeto de Lei Complementar 79/04, aprovado no senado e que aguarda sanção do presidente, pretende desenterrar uma maldição do tempo do regime militar: o Decreto-Lei 972/69, que dispõe sobre a profissão de jornalista. Bueno, entende-se perfeitamente a razão que levaria os milicos a tentar regulamentar o jornalismo, mas o que pretendem com isso agora? Até onde eu sei, em qualquer parte do mundo, jornalista é aquele que vive do jornalismo. Ponto.

Art. 2º A profissão de jornalista compreende, privativamente, o exercício, por meio de processos gráficos, radiofônicos, fotográficos, cinematográficos, eletrônicos, informatizados ou quaisquer outros, por quaisquer veículos, da comunicação de caráter jornalístico nas seguintes atividades, entre outras:
II - redação, condensação, titulação, interpretação, correção ou coordenação de texto a ser divulgado, contenha ou não comentário;
III - comentário, narração, análise ou crônica, pelo rádio, pela televisão ou por outros veículos da mídia impressa ou informatizada;
IV - entrevista, inquérito ou reportagem, escrita ou falada;
VIII - coleta de notícias, informações ou imagens e seu preparo para divulgação;
X - organização e conservação de arquivo jornalístico e pesquisa dos respectivos dados para a elaboração de notícias, comentários ou documentários;
XII - execução de desenhos artísticos ou técnicos de caráter jornalístico;
XIII - elaboração de texto informativo ou noticioso para transmissão por meio de teletexto, videotexto ou qualquer outro meio;

Art. 4º O exercício da profissão de jornalista requer prévio registro no órgão regional competente do Ministério do Trabalho e do Emprego

A rigor, esse blog, e tantos outros mais, passam a agir na clandestinidade caso seus autores não tenham um diploma universitário de jornalismo. Basta fazer uma interpretação literal do que está escrito: “comentário, narração, análise ou crônica, pelo rádio, pela televisão ou por outros veículos da mídia impressa ou informatizada” como competência privativa de pessoas formadas em jornalismo, assim como a “elaboração de texto informativo ou noticioso para transmissão por meio de teletexto, videotexto ou qualquer outro meio” me parece um tapa na cara da liberdade de expressão. E dos mais escancarados. A coisa é tão ridícula que mesmo artistas, para ter o fruto de seu trabalho artístico usado como ilustração de notícia, deverão ser jornalistas formados, como deixa claro o inciso XII (cartunistas políticos, seus dias estão contados!). Atentem para o inciso VIII e X: pessoas que mantém grande arquivo de informações em casa estão impedidas de trazê-las a público, pois é prerrogativa apenas de jornalistas a produção de documentários, ou mesmo de comentários.

A lei é draconiana, fruto do Ato Institucional nº 5 que começa assim: ”OS MINISTROS DA MARINHA DE GUERRA, DO EXÉRCITO E DA AERONÁUTICA MILITAR, usando das atribuições que lhes confere o artigo 3º do Ato Institucional nº 16, de 14 de outubro de 1969, combinado com o § 1º do artigo 2º do Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968, decretam:”.

Em 1988, o Decreto-Lei 972 dos militares foi revogado por nossa Constituição. O inciso IX, do artigo 5º, da Constituição, estabelece que é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. O artigo 220, que a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição. O parágrafo 1º, que nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social. E o parágrafo 6º, que a publicação de veículo impresso de comunicação independe de licença de autoridade. Portanto, a Constituição brasileira é auto-aplicável em relação aos direitos e garantias fundamentais de liberdade de expressão e imprensa.

Não custa lembrar que o autor do PLC 79/04 é o deputado “Pastor” Amarildo (PSC-TO), um dos sanguessugas.

Boiling Point

Acabei de perder a cabeça. Quem me conhece sabe que sou um cara bem tranqüilinho, relaxado (apesar do fator genético). Raras as coisas que me tiram do sério. Uma hora ou mais sentado em uma sala de espera é uma delas, definitivamente. É a segunda vez que levo minha sogra nessa tal Maristela, nefrologista, e pela segunda vez ela atrasa em mais de uma hora. A secretária não parece muito constrangida, “ela normalmente atrasa uma hora, às vezes um pouco mais”. Não, não são as consultas que atrasam, é a chegada dela no consultório. Não me perguntem porque ela sempre marca o primeiro horário, isso nem a secretária soube responder – talvez ela sinta algum prazer em encontrar o consultório abarrotado de gente ao chegar. Bueno, seria então o caso de me sentar, arrumar meu traseiro no sofá e ler mais uma edição antiga da Caras? Caras é o cacete! Comentei algum desaforo que me ocorreu na hora e me fui, pretendendo não voltar mais naquela joça. Isso sem contar a propaganda negativa que eu vou fazer dessa doutora que não tem o menor respeito pelos pacientes, a grande maioria de pessoas idosas (o que me leva a crer que é má fé mesmo, essas pessoas costumam ser mais pacientes e indulgentes).

Se eu dei algum balão, e essa Maristela eventualmente tiver laços com quem ler isso, bom, azar. É isso aí mesmo.

PS: Ora, vejam só! Essa bodega ainda é um blog.

quarta-feira, julho 19, 2006



MST WACHT – O Soldado do Presidente

Não acho que o Congresso foi quebrado, se isso fosse verdade o prejuízo teria sido de R$ 10 milhões e não de R$ 84 mil como noticiou a imprensa. O problema é político. Me colocaram no programa [político] do PFL. É uma baixaria para tentar desmontar a vantagem que o Lula tem nas pesquisas".

"Não só vou apoiar, como serei um dos soldados da reeleição (do Apedeuta)”.

Declarações do Bruno Maranhão, líder do MLST, “movimento popular” que detonou o Congresso algum tempo atrás. Em um arroubo legiferante absolutamente insano, o dito senhor estabeleceu um teto de 10 milhões para que seja considerado vandalismo o ato de destruição patrimonial (uma boa margem, realmente!). Solto recentemente, não só não foi expulso do PT como ainda é membro da Executiva Nacional, preside um absurdo chamado “Secretaria Nacional de Movimentos Populares” (a julgar pelo MLST, imagino o tipo de movimento popular de que cuida a tal secretaria) e diz que vai ser um soldado na campanha para a reeleição do Apedeuta (torço para que sim).