sexta-feira, setembro 01, 2006


Sumiu!

Terça-feira publiquei aqui uma caricatura do Sarney que havia sido censurada pela Justiça Eleitoral. O resultado da censura foi o fechamento do blog de um jornalista e em pressões contra sua irmã, também jornalista, para que parasse de divulgar o causo. O blog dela sumiu ontem e ainda não voltou.

Outro blog foi condenado em primeira instância a pagar indenização devido a discussões acaloradas em sua caixa de comentários que terminaram em ofensas. Eles recomendam que blogs hospedados no Brasil desliguem os sistemas de comentários.

Trevas!

Uma cristã-trotskista com idéias conservadoras

Os esquerdistas que seguem a cartilha ao pé da letra e votam no PSOL devem ter sentido um certo desânimo caso tenham visto a entrevista da Heloísa HeLênin ontem no Jornal da Globo. Já havia tomado conhecimento dessa bizarra associação que a senadora faz de marxismo e cristianismo, mas não tinha levado muito a sério – me parecia um total disparate. Mas ela fala sério. Fico me perguntando se ela já leu qualquer coisa escrita por Marx. Ou em que parte da Bíblia ela viu socialismo. Outra curiosidade é ela se considerar uma feminista condenando a maior bandeira do movimento, que é o aborto. Bandeira também sustentada pela grande maioria das pessoas que se consideram esquerda-liberal e votam no PSOL. Fora isso, desfilou aquelas idéias de fortalecer ainda mais o poder de influência do Estado – em verdade a única coisa socialista por ali. Enfim, esperar coerência da líder do Partido Socialismo e Liberdade é querer demais.

Frase memorável da entrevista: “no meu governo não haverá greve”. Eu até pagava pra ver! rsrs

Nah.. Não pagava não.

Imagem: Arkham Asylum, lugar de demente

quinta-feira, agosto 31, 2006


Alckmin, o super-reaça da direita

Sou favorável a ações afirmativas. Cota é um tipo de ação afirmativa. O que temos em São Paulo é a pontuação diferenciada: alunos de escola pública e afro-brasileiros têm pontuação a mais, o que não tira o mérito, mas da um empurrão”. O Chuchu

Em São Paulo quando você preenche em um formulário de vestibular a raça a qual pertence, se ela for negra miraculosamente um ponto surge em sua avaliação. Simples assim. Ele não pratica a reserva de vagas, como no sistema cotista, simplesmente dá logo uns pontos a mais. Esse social-democrata de meia pataca é a esperança dos liberais reaças do país. Que pobreza.

Serra, outro tenebroso neoliberal, andou dizendo que é contra a redução da maioridade penal. Não ajuda a combater a criminalidade, diz ele. Depender desse reaça o marginal que mata, rouba e trafica com 15, 16, 17 anos continua tendo caminho livre para exercer a sua atividade para depois ter sua ficha limpinha quando completar 18 anos. Acredito que ele vá tratar o PCC de SP com muito carinho e direitos humanos quando assumir o governo, tal qual Lembo-Lembo que conta com o bom senso da bandidagem.

Esses malditos reaças neoliberais!

Imagem: fala por si

terça-feira, agosto 29, 2006














Xô, pilantra!

Exerça sua cidadania, publique essa caricatura! E nem importa que você não saiba do que se trata, basta saber que ela foi proibida e que pessoas estão sendo censuradas por divulgar um cartoon! rsrs

A irmã do jornalista que a publicou originalmente e teve seu blog retirado do ar também está sendo pressionada. Mandem mensagens de apóio se possível for. O blog dela.

Fórmula do terror

Dentre os assuntos mais discutidos atualmente em todo e qualquer lugar, terrorismo ocupa um lugar de honra. Principalmente depois do famigerado 11 de setembro. Em fóruns de discussão virtuais, jornais, livros, programas de TV e o cacete, todos opinam sobre o fenômeno e não se chega realmente a um consenso sobre como definir terrorismo. Nesse turbilhão de informações sobre o que é e o que não é terror, lancei minha própria fórmula particular para determinar eventos e atos como terroristas ou não. É bem simples: são atos tipicamente militares contra alvos civis com fins políticos. Independente se praticados por governos liberais, grupos clandestinos ou Estados totalitários. Obviamente deve existir dolo no ato. Contrapõe o fato em questão com a fórmula e vê no que dá.

É curioso, mas essa minha noção de terrorismo é compartilhada, mesmo que intuitivamente, com pessoas da minha geração mas não com de gerações passadas. Basta voltar pouco mais de sessenta anos no passado e constatar a afirmação. Durante a Segunda Grande Guerra o ato de bombardear zonas urbanas densamente povoadas era estrategicamente aceitável. Hiroshima, Nagasaki, Dresden e Tóquio talvez sejam os exemplos mais conhecidos disso. Através do massacre deliberado e indiscriminado de civis visava-se uma conquista política, no caso a rendição. Não foi considerado crime, e mesmo atualmente intelectuais do mundo inteiro advogam que foi necessário para encerrar a guerra. Não vou entrar no mérito, só queria expor uma evidente mudança na concepção de crimes de guerra e terrorismo. Atualmente é impensável um líder qualquer praticar “Carpet Bombing" em seu inimigo e acreditar que sairá impune.

Ando meio por fora sobre como andam as coisas no Oriente Médio atualmente, mas li qualquer coisa sobre o Estado de Israel estar investigando eventuais excessos cometidos por sua própria campanha militar. Se necessário for, e se provas forem levantadas, (ir)responsáveis serão punidos. Louvável! A isso se chama civilização. O número de baixas (mortes) totais de toda a campanha foram contadas em pouco mais de mil pessoas, cuja maioria esmagadora era de combatentes. Com todo respeito para com as vítimas inocentes e suas famílias, isso é uma conquista da guerra civilizada e moderna. Qualquer um que tenha lido sobre história militar sabe o que quero dizer.

Enfim, o que me levou a escrever sobre o tema foi uma interessante notícia da folha sobre a intenção do PT em tipificar legalmente ato terrorista. Tarefa inglória, essa! Até onde sei não existe uma convenção definitiva sobre tão polêmico assunto em lugar nenhum! Segundo a matéria, a tipificação é uma das medidas do programa de segurança pública do Apedeuta para continuação de seu (des)governo. Mesmo na Lei de Segurança Nacional já existe menção a terrorismo: “praticar atentado pessoal ou atos de terrorismo, por inconformismo político ou para obtenção de fundos destinados à manutenção de organizações políticas clandestinas ou subversivas”. A tipificação determinaria definitivamente o que é ato terrorista.

Sinceramente não acho a idéia de todo ruim, é uma forma de apertar e endurecer com a vagabundagem- coisa que já deviam estar fazendo há muito tempo. Meu temor se justifica na polêmica gerada dentro do próprio PT: “Uma ala teme que a definição possa ser usada contra entidades como o MST ou sindicatos”. Tentarão definir terrorismo de forma que o MST não seja de modo algum incluído. Ou que os bravos assaltantes de bancos e seqüestradores dos anos sessenta não percam suas milhonárias indenizações e pensões. Quem viver, verá: terrorismo, no Brasil, não vai prever fins políticos ou ideológicos.
Imagem: o rabo preso compromete..

segunda-feira, agosto 28, 2006


Cruzada contra o Orkut

A pressão sobre o Orkut parece estar surtindo algum efeito. Algumas limitações ao uso serão implementadas (ou já foram, não sei) e não está totalmente descartada a possibilidade de bloquear a entrada de brasileiros ao site. A segunda hipótese seria uma retumbante vitória da patrulha petralha, que sugeriu mesmo o fechamento do portal no Brasil. O blogger que aguarde: não tarda até descobrirem a blogosfera como grande mal a ser combatido.

Mudando de assunto, se não fosse esse blog o monólogo de um sujeito tosco e mal humorado proporia uma enquete: “Você compartilha a idéia das celebridades petistas de que para fazer política é necessário botar a mão na merda?”. Nosso ministro-artista saiu pela tangente e não respondeu diretamente se concorda ou não. Mas deixou claro que as declarações feitas pelas celebridades foram benéficas para a imagem do Apedeuta...

Algumas declarações de celebridades petistas aqui.