Toque de recolher?Viram no Fantástico ontem? Já pensam em importar dos States a última cretinice em termos de combate à violência:
toque de recolher para menores. Mas, que diabo, se a Banânia já copia tudo dos gringos, porque não haveria de copiar isso também?
Acontece que no Brasil existe um pequenino detalhe: se lá a medida tem certa eficácia em manter menores infratores fora das ruas, é porque esses menores ainda têm uma casa. Em SP a prefeitura iria fazer o que com os menores de rua que encontrasse por aí? O toque de recolher só teria efetividade, pra variar, contra adolescentes de classe média que freqüentam botecos até mais tarde e que não tem no tráfico, no furto e no assalto os maiores interesses. Considerando, é claro, as modalidades de espancamento de mendigos e o incêndio de índios exceções que confirmam a regra. Seria, então, o primeiro toque de recolher decretado por um Estado contra seus cidadãos que nada tem a ver com criminalidade (excetuando-se o estado de guerra). Genial!
O Fantástico resolveu fazer uma enquete para saber o que pensam os telespectadores sobre a adoção da medida na Banânia, e não deu outra: mais de 70% de aprovação. A mim só serviu pra mostrar que as pessoas não vêem nenhuma diferença entre São Paulo e Washington DC.
Foto: “Dadinho é o caralho, meu nome é Zé Pequeno, porra!”